O manuseio seguro de produtos perigosos é uma das tarefas mais importantes em relação à proteção da saúde dos funcionários na empresa. O empregador tem uma série de responsabilidades e deverá determinar o potencial de perigo das substâncias utilizadas e os processos de trabalho utilizados, bem como tomar as medidas de segurança apropriadas para proteger as pessoas contra riscos para a saúde e o ambiente contra danos relacionados à substância.

Uma parte importante dessas medidas de segurança é o armazenamento adequado de substâncias perigosas. A SSI SCHAEFER pode oferecer serviços de consultoria para todos os problemas associados. Naturalmente, os nossos sistemas para armazéns cumprem os mais recentes padrões tecnológicos e, por isso, são um módulo seguro no conceito de segurança na sua empresa.

  • Leis e regulamentações (excerto)
  • DIN EN 14470-1
  • Lei para a segurança operacional
  • Normas técnicas sobre líquidos inflamáveis
  • Lei alemã sobre gestão de recursos hidráulicos
  • Classes de perigo para a água
  • Diret. p/ tubos de aço
  • MDT

Norma válida em toda a Europa para a
fabricação de armários de segurança.

O principal objetivo é minimizar o risco de incêndio associado ao armazenamento de substâncias inflamáveis e proteger o conteúdo dos armários em caso de incêndio.

Regulamentação alemã sobre segurança e saúde industrial (BetrSichV)

Em vigor desde 2003, essa regulamentação incorpora diversas diretrizes europeias à lei alemã com o objetivo de integrar diversas regulamentações existentes para criar uma única determinação.

O resultado é o seguinte: a Lei sobre armazenamento e adição de líquidos inflamáveis (VbF) deixa de valer; as regulamentações técnicas aplicam-se até serem substituídas por regulamentações novas; nova divisão de classes de perigo, independentemente da divulgação necessária; a avaliação do risco tem maior prioridade; o proprietário da empresa torna-se mais responsável (responsabilidade pelo risco).

Normas técnicas sobre líquidos inflamáveis (TRbF) 20

Controlam o uso seguro de líquidos inflamáveis. O Anexo L, seção 1.1, define os armários de segurança e os equipamentos especializados:

... são utilizados para armazenar líquidos inflamáveis em contêineres fechados.

Lei alemã sobre gestão de recursos hidráulicos

Os contêineres que contenham líquidos inflamáveis ou líquidos perigosos para a água deverão estar protegidos contra vazamentos, com bandejas adequadas para proteger as águas subterrâneas.

Há três classes produtos perigosos para a água:

  1. Pouco perigosos

  2. Perigosos

  3. Muito perigosos

Stawa-R

As bandejas em aço devem ser fabricadas e testadas em conformidade com as normas técnicas da Diretiva para tubos de aço (Stawa-R).

O teste de aprovação do tipo anterior é substituído pela declaração de conformidade do fabricante (MDT).

Declaração de conformidade do fabricante após a realização de testes.

Exemplos das classes de perigo

O Artigo 3, Parágrafo 3, da Lei alemã sobre gestão de recursos hidráulicos

define o armazenamento inadmissível, por exemplo, se as substâncias perigosas forem mantidas por mais de 24 horas desprotegidas no local de trabalho.

Definição do ponto de ignição (PI)
O ponto de ignição é a temperatura (à pressão normal) em que os vapores solventes misturados ao ar ambiente formam uma mistura que pode inflamar em contato com uma fonte de ignição.

Informações e contato
Informações e contato

Entre em Contato conosco:

+55 (19) 38 26 80 80

Estamos aqui para ajudar!

... ou nos envie um E-Mail

Select country

Close