Intralogística 4.0

logistik_4-0Quanto da Indústria 4.0 ou da Quarta Revolução Industrial, como é mais comumente conhecida fora da Alemanha, é inovação genuína e quanto é simplesmente marketing inteligente? Essa questão se torna ainda mais pertinente no que se diz respeito à Intralogística 4.0. Este post tenta responder a essa pergunta e descrever o que podemos realmente esperar do 4.0.

 

 

 

O que é 4.0, afinal?

Publicado em Software de Logística | Com a tag , , | Comentários desativados em Intralogística 4.0

Logística fascinante – evolução na indústria intralogística.

Rudolf Keller, CEO SSI SCHAEFER Holding

Rudolf Keller, CEO
SSI SCHAEFER Holding

Recentemente, alguém me perguntou se eu recomendaria a carreira no segmento intralogístico para jovens graduados. A resposta foi um sonoro sim – e é por isso que eu gostaria de destacar alguns aspectos dessa indústria extremamente inovadora, dinâmica e de rápida evolução.

Continue lendo

Publicado em Allgemein | Comentários desativados em Logística fascinante – evolução na indústria intralogística.

Como Encontrar o Tesouro Escondido no Seu Sistema Logístico

Tesouro EscondidoO novo sistema de distribuição está instalado e  já está em operação por algumas semanas. Ele passou o processo de admissão, e a equipe do fornecedor já pôs o “pé na estrada” após um run-up de sucesso. E agora, qual é o próximo passo? O que vem depois?

Bom, se você fez tudo certo, você pode agora iniciar uma fase em que você aumenta a rentabilidade do projeto muito acima do seu orçamento. Estamos falando de aumentar a eficiência de 20 a 50%, em comparação com as especificações do projeto! A propósito, estes não são números inventados, mas sim números atingidos em uma variedade de projetos otimizados em nossos clientes.
Um sistema logístico semi-automático possui aproximadamente de 20 a 30 parâmetros logísticos que você pode vir a ajustar. Isso exclui propositalmente centenas de ajustes técnicos, que são possíveis realizar em máquinas, mesmo que eles influenciem  indiretamente o funcionamento logístico. A propósito, isso só é válido para uma instalação semi-automática comum, que tem um valor médio de 2 a 20 milhões de Euros. Pode-se dizer que é uma instalação média, certamente não de ponta, no quesito investimento assim como em complexidade técnica. Continue lendo

Publicado em Automação | Deixar um comentário

Como Moldar o seu Sistema de Picking Produto-ao-Homem para o máximo Desempenho

4 Passos para Ganhar a Corrida do Atendimento de Pedidos

Assim como o motor de um carro, motores de maquinas de armazenagem e retirada precisam ser desenhados apropriadamente para se obter o máximo desempenho.

Entusiastas de carros sabem que o desempenho de um veículo depende de muitas variáveis. A força do motor, por exemplo, é um fator importante, mas tem pouco peso se essa força não é distribuída eficientemente para as rodas. Similarmente, existem muitas máquinas de armazenagem e retirada no mercado hoje, todas com uma diversa gama de potencial. Mas, independentemente da força potencial da sua maquina de armazenagem, o desempenho geral de um sistema de picking produto-ao-homem pode sofrer muito com um projeto pouco eficiente.

Continue lendo

Publicado em Automação, Seleção de Pedidos | Com a tag , , | Deixar um comentário

Porque a Ergonomia faz a Diferença em um Armazém

Ergonomia Em um artigo recente sobre processos guiados, nós já falamos sobre a importância do design da estação de trabalho para um centro de distribuição. A combinação de força, visão, e senso comum é ainda a fonte mais valiosa em um centro de distribuição. Com isso a ergonomia se torna não só um fator de conforto, mas principalmente o design dos processos de trabalho e estações de trabalho especiais.

A adesão à ergonomia melhora as três dimensões em que todo o desempenho industrial precisa se concentrar: qualidade, custo e tempo (ou velocidade). Estações de trabalho ergonômicas resultam em menos custos, maior qualidade e na maioria dos casos reduzem o tempo de produção de encomendas no estoque. Na SSI Schaefer, o resultado desse conhecimento é identificado sob o nome ergonomics@work! Continue lendo para descobrir o porquê de a ergonomia ser tão importante em armazéns modernos.

Publicado em Seleção de Pedidos, Tendências em Intralogistica | Com a tag , , , , , , , | Deixar um comentário

Tendências da Intralogística para 2013: Alguém está surpreso?

O ano de 2013 promete ser um ano muito interessante, não só para o setor de intralogística.  A ligação entre a economia global e a intralogística já é considerada um fator comum, mas em 2012 pudemos ver claramente algumas evoluções interessantes.

Por muito tempo, aceitamos, sem protesto, o fluxo global dos materiais, podendo compará-lo a um banquinho com 3 pernas: 1. Enviar a matéria-prima de todo o mundo para a Ásia, 2. Mover produtos e componentes simples da Ásia para a Europa e América do Norte e finalmente, 3. Mover parcialmente esses produtos de volta para a Ásia em forma de produtos e instalações de alto valor e complexidade. O que estamos esperando ver na indústria da intralogística em 2013?

Publicado em Tendências em Intralogistica | Com a tag , , , , , | Deixar um comentário

Elevadores Verticais – A Vantagem do Armazenamento Vertical para Produtos Pequenos

elevadores verticaisPessoas que veem um sistema de armazenagem vertical, normalmente pensam algo do tipo: “Ah, interessante. Mas, eles devem ser complicados e caros, então porque não deveríamos continuar armazenando os nossos produtos em prateleiras convencionais?”.

Mas, os elevadores verticais certamente têm o seu lugar na tecnologia moderna de armazenamento. Isso indica que eles possuem algumas características específicas que os tornam valiosos para operadores de armazéns.

Claro, não faz sentido comparar elevadores verticais com cada alternativa concebível, então vamos focar na alternativa mais obvia e comum, que é armazenar peças pequenas em prateleiras comuns. Que características fazem elevadores verticais tão especial? Continue a ler …

Publicado em Armazenagem, Seleção de Pedidos | Com a tag , , , | Deixar um comentário

Estamos no começo do fim da tecnologia de Conveyors?

Seja dentro do armazém ou na Área de Alimentação do Estoque – o futuro pertence aos agentes modulares autônomos (auto-cruiser SSI Schaefer), pelo menos é isso que as publicações da indústria e centros de pesquisas preveem. Parece que estamos testemunhando o começo do fim da tecnologia convencional dos conveyors.

Mas, o que é um agente modular autônomo? No campo de distribuições logísticas, esse termo representa um veículo com seu próprio controle inteligente. Isso o diferencia de qualquer unidade de carga passivamente conduzido por sistemas de transporte convencionais e também requer um sistema de controle capaz de lidar com tarefas complexas e abstratas. Então ao invés de “vá até a posição X”, o sistema pode pedir por tarefas completas, como “Remova o produto da prateleira X e leve-o para o local de transferência Y”. Porque que isso pode acabar com a era de conveyors convencionais? Continue lendo para conferir…

Publicado em Tecnologia em Conveyor, Tendências em Intralogistica | Com a tag , , , , , , , , | Deixar um comentário

Intralogística para o Futuro das compras

Como vamos comprar no futuro? Para gerar alguns insights sobre os desenvolvimentos no varejo, o operador de Marketing online Ebay listou um número de “experts” para criar um estudo chamado “O Futuro do Varejo”. Apesar dos resultados já estarem anunciados para o final de 2012, alguns desses estudos foram publicados com antecedência.

Os experts unidos pelo Ebay concordam que haverá mudanças significativas envolvendo lojas de varejo. De acordo com eles, lojas convencionais vão desaparecer quase que completamente, dando espaço para os “showrooms”. Esses showrooms vão permitir que os clientes entrem em contato com os produtos e os testem, mas não os levem para a casa. Ao invés disso, os clientes vão poder pedir os produtos que escolherem através de QR-codes ou compra-los em terminais de pedidos e tê-los entregues diretamente em suas casas. Esse é o futuro? Se sim, o que isso significa para a intralogística? Continue lendo…

Publicado em Armazenagem, Seleção de Pedidos, Tendências em Intralogistica | Com a tag , , , , , , , , , , , | Deixar um comentário

O Maior Desafio nos Projetos Logísticos

Bem-vinda à 3ª parte da nossa série de fatores de sucesso, desafios e armadilhas nos projetos logísticos. Hoje vamos falar sobre a fase mais difícil em automatizar um armazém de produtos: entregar as instalações do fornecedor para o operador.

Esse artigo da SSI Schaefer vai explicar por que essa fase pode ser complicada e o que pode ser feito para melhorar a situação.

Existem dois pontos de vista em colisão nesta fase: o operador reclama que “a instalação não está pronta e que não é à prova de falhas”; já o fornecedor acusa o operador de “não ter uma equipe qualificada e que o requerimento da instalação mudou pouco tempo antes da fase de start-up”. Onde vêm esses problemas e que podemos fazer para evitá-los?

Publicado em Automação | Com a tag , , , , , | Deixar um comentário